Em 2012, o tema da terceira edição do Prêmio Odair Firmino foi Juventude, Desenvolvimento e Solidariedade. Semeando Direitos, colhendo Vidas. A temática da juventude buscou pautar questões relacionadas com os jovens organizados, que visam incentivar o protagonismo e a conquista de direitos.

O prêmio selecionou experiências que tinham como uma das características, inclusão digital, inclusão social, combate a violência e extermínio de jovens, ações produtivas, geração de trabalho e renda por meio da Economia Solidária, formação de jovens, participação da juventude na construção de políticas públicas, entre outros.

O Prêmio Odair Firmino de Solidariedade chegou a sua terceira edição com recorde de inscrições. Ao todo, a Cáritas Brasileira recebeu 97 experiências das cinco regiões do país.

Veja a revista com as experiências pré-finalistas de 2012 AQUI

O terceiro lugar ficou com o projeto de Flores, em Pernambuco, “Jovens multiplicadores de agroecologia”. Foi da cidade portuária de Paranaguá, no Paraná, que veio a experiência ganhadora do segundo lugar. “Navegando nos direitos”. O grupo “Urucongo de Artes”, da cidade de Crato, no Ceará, foi o grande vencedor do III Prêmio Odair Firmino de Solidariedade.

Confira o vídeo com as experiências premiadas

Veja também como foi a cerimônia de entrega do III Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

Para conferir as entrevistas realizadas na cerimônia de entrega CLIQUE AQUI